01 maio 2007

Saiba Mais sobre o halterofilismo






A diferença básica do halterofilismo tradicional consiste em aspectos de técnica desportiva. Enquanto a modalidade olímpica desenvolve a força explosiva com movimentos de arranque e de tempo, no halterofilismo paraolímpico desenvolve a força máxima...

A diferença básica do halterofilismo tradicional consiste em aspectos de técnica desportiva. Enquanto a modalidade olímpica desenvolve a força explosiva com movimentos de arranque e de tempo, no halterofilismo paraolímpico desenvolve a força máxima.

No halterofilismo para atletas com incapacidades adotam-se como movimentos de competição duas variantes do clássico "press de banca" muito conhecido no mundo dos pesos e do treinamento em geral. Estas variantes são o power lifting para os desportistas com paraplegia ou poliomielite.

As categorias se estruturam em ambas as modalidades, nas clássicas categorias de peso corporal de 48 kg, 52 kg, 56 kg, 60 kg, 67,5 kg, 75 kg, 82,5 kg, 90 kg, 100 kg e mais de 100 kg.

O levantador tem direito a três tentativas e a melhor das três, é computada para a classificação final. Ao levantador com possibilidades de conseguir um recorde mundial, é permitido uma quarta tentativa.

Classificação

O sistema de classificação para o halterofilismo paraolímpico, é aberto e segue um critério de classificação por deficiência mínima, que consiste em avaliar funcionalmente o grau de incapacidade do atleta através de critérios estritamente médicos.

Podemos então por não haver classificação agrupar os competidores da seguinte forma:
- Levantadores com seqüela poliomielite ou paraplégicos.
- Levantadores amputados e Lês Autres
- Levantadores portadores de paralisia cerebral. (texto retirado do site da ANDE)

Marcadores: ,