01 maio 2007

ABADE participa do VII Campeonato Brasileiro de Futebol de Sete - PC, no Rio de Janeiro





Idealizado e criado pela ANDE - Associação Nacional de Desporto para deficientes e patrocinado pelo CPB - Comitê Paraolimpico Brasileiro, foi realizado nos dias 9 a 14 no Rio de Janeiro o VII Campeonato Brasileiro de Futebol de Sete - PC, onde a ABADE teve sua participação pela primeira vez neste tipo de modalidade e ainda saiu com o troféu fair play por equipe mais disciplinada da competição. A ABADE entrou em campo com os seguintes atletas: Goleiro,Kleber Nonato(c7)Goleiro reserva Marcelo Gomes da Silva (c5)Zagueiros, Jorge Marcos de Souza (c7)e Eudes Ramalho (c6),Libero Leandro Pereira da Silva (7), meio campo, Rodrigo de Almeida Ferreira(7)e os atacantes, Sérgio Eduardo Avillar(c7),Rafael Cavalcante(c6)e Geziel Franco Silveira (c6)reserva, Técnico Márcio Rodrigues, Técnico Auxiliar Carlos Alex da Silva e apoio Éberton Machado .Parabéns aos heroícos atletas da ABADE.

Saiba mais sobre essa modalidade paradesportiva
O Futebol de Sete é uma modalidade futebolística que se disputa nos jogos paraolímpicos no qual participam atletas com paralisia cerebral.

O regulamento apresenta algumas variações no que diz respeito as normas da FIFA. Cada equipe é composta de sete jogadores, as dimensões do campo são de 75 x 55 cm com balizas de 5 x 2m e a marca de penalti situada a 9,20 m. A duração da partida é de 60 minutos dividido em dois tempos de 30 minutos com intervalo de 10 minutos.

Os jogadores de futebol de sete pertencem às classes menos afetadas pela paralisia cerebral. Em todas as equipes tem que haver um jogador da classe C5 ou da classe C6 que são as mais afetadas da classe dos andantes. Se não houver jogador dessas classes quando da substituição durante o jogo, a equipe jogará com seis jogadores.

Nesta modalidade, não haverá regra do impedimento e a cobrança do lateral poderá ser feita com uma das mãos somente, desde que, a bola toque o solo antes do contato com qualquer atleta ou, se o atleta optar em fazê-lo do modo convencional do acordo com a regra.(texto retirado do site da ANDE)