24 julho 2008

A ABADE participará da IV Copa Fabiano Peixoto no Aterro do Famengo - RIO



Mais uma vez a Barra do Piraí se fará presente na Copa Fabiano Peixoto, A ABADE e Barra do Piraí, serão os dois times presente no dia 26 de julho, o Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai promover a quarta edição. Homens e mulheres andantes com qualquer deficiência podem participar. As equipes serão formadas por um goleiro e sete jogadores de linha (como no futebol society).

Segundo o regulamento criado pela Gerência de Esporte da ONG, dois jogadores sem deficiência podem ser inscritos em cada time, sendo que apenas um deve ser escalado entre os titulares. Cada time pode ter de oito a 12 atletas. O campeonato será disputado em apenas uma categoria para todas as idades.

VEJA A TABELA DOS JOGOS

GRUPO A GRUPO B
IBDD Furnas
Time da Teresa Flama
Barra do Piraí ABADE
V & A COMDEF

Início Fim Campo 4 Campo 6
900 945 IBDD x Time da Teresa Barra do Piraí x V & A
945 1030 Furnas x Flama ABADE x COMDEF
1030 1115 IBDD x Barra do Piraí Time da Teresa x V & A
1115 1200 Furnas x ABADE Flama x COMDEF
1200 1245 Time da Teresa x Barra do Piraí IBDD V & A
1245 1330 Flama x ABADE Furnas COMDEF

1400 1445 1º A x 2º B
1445 1530 1º B x 2º A

1600 1700 FINAL

10 julho 2008

Convenção da ONU sobre a pessoa com deficiência é ratificada no Senado

Primeiro tratado internacional com status constitucional da História do Brasil, foi confirmada, na manhã desta quarta-feira (9), pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves, a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Construída com a participação de organizações de deficientes de todo o mundo, a convenção é a primeira do século XXI e foi definida como um documento histórico por Garibaldi, que promulgou o decreto legislativo com a ratificação do texto.
Essa convenção marca uma mudança de paradigma nas atitudes e abordagens em relação aos portadores de deficiência. Sua idéia basilar é que as pessoas com deficiências não sejam vistas como meros objetos de proteção social, mas como sujeitos com direitos e capazes não só de exigir esses direitos, mas de tomar decisões como membros ativos da sociedade. A convenção confere reconhecimento universal à dignidade das pessoas com deficiência - e o presidente do Senado sublinhou isso.
- Defender os direitos e a aceitação social da pessoa com deficiência é defender o que queremos de melhor para a sociedade brasileira. Se o Congresso Nacional não tivesse vivido nenhum momento que justificasse o seu reconhecimento pelo povo brasileiro, seria este o momento, que se justifica plenamente com a ratificação dessa convenção - disse o presidente.
Em seu discurso, Garibaldi também disse que a causa dos direitos humanos não admite exceção nem transigência em seus princípios e valores. Ele afirmou que essa convenção, com seu Protocolo Facultativo, harmoniza-se com perfeição ao que estabelece a Constituição brasileira, que define a dignidade da pessoa humana e a cidadania como fundamentos da República Federativa do Brasil.
No mesmo discurso, o presidente do Senado afirmou que a pesquisa censitária brasileira indica haver na população um percentual de 14,5% de pessoas com algum tipo de limitação funcional, o que perfaz um total de aproximadamente 25 milhões de pessoas. Baseado em estudos, ele disse que esse número é crescente, tanto pelo aumento da expectativa de vida dos brasileiros, quanto pela violência urbana que assola o país, especialmente no trânsito.
Presente à solenidade, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, disse que, no mundo moderno, não mais se reivindica a tolerância, mas a plena e cabal inclusão dos portadores de dificuldades especiais. No seu entender, a legislação brasileira vem corroborando a tese de que as dificuldades especiais não podem ser estigmatizadas, mas resolvidas, numa parceria criativa entre o Estado e a sociedade, com inclusão plena.
Discursaram também na solenidade a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Rizzo, e o ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vanucci, todos destacando que essa Convenção tem significado efetivo não apenas para os portadores de deficiências, mas para toda a Nação brasileira.
Teresa Cardoso / Agência Senado

COMDER-RIO realiza a II Conferência Municipal

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMDEF-Rio, convida para a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e para o 6º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, com o objetivo de aprofundar as discussões do tema proposto pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONADE para a II Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência, “Inclusão, participação e desenvolvimento – Um novo jeito de avançar”, conforme estabelece o Decreto de 29 de abril de 2008 da Presidência da República.

Objetivos:

1) Debater no âmbito municipal a construção e a consolidação das políticas de acessibilidade e outros interesses das pessoas com deficiência;

2) Analisar os obstáculos e avanços da política municipal para integração das pessoas com deficiência;

3) Escolher delegados do município do Rio de Janeiro para a II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência;

4) Encaminhar as propostas do município aprovadas em plenária à II Conferência Estadual.

Observações:

1) Na II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência serão eleitos os delegados do município do Rio de Janeiro que irão para a II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (que será realizada em agosto), quando então, serão eleitos os delegados que o Estado do Rio de Janeiro enviará para a II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (que será em dezembro).

2) Qualquer pessoa pode ser delegada do município do Rio de Janeiro desde que atenda os seguintes critérios:
● Ser maior de 18 anos;
● Residir, estudar ou trabalhar no município do Rio de Janeiro;
● Ter participado do 6º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência.

3) As inscrições serão feitas nos dias e local dos eventos (no credenciamento).

Realização:

Data: 11 e 12 de julho de 2008
● Dia 11 - 6º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro
● Dia 12 - II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro

Local: CIAD – Centro Integrado de Atendimento ao Deficiente Mestre Candeia
Av. Presidente Vargas, 1.997 – 3º andar – Auditório 311 – Cidade Nova – Rio de Janeiro

Horário: 8h às 17h.

Contamos com a participação e colaboração de todos!

08 julho 2008

I CONFERÊNCIA REGIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DA REGIÃO CENTRO SUL FLUMINENSE-RJ


Num caloroso e produtivo debate, o I Conferência Regional aconteceu no salão paroquial da Igreja Matriz Santo Antonio da Estiva, no centro de Miguel Pereira - RJ. Com a participação de 10 município. Segundo o presidente do Conselho e um dos organizadores do evento Enaldo Santos, a atividade foi um grande sucesso.Parabéns a tudo os conferencistas!!!

ABADE PARTICIPA DA I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE BARRA DO PIRAÍ




Foi com a participação de 132 pessoas na I Conferência Municipal de Barra do Piraí, que o Presidente do CMDPPD Márcio Rodrigues, o Prefeito José Luís Anchite e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Srª Thelma Nora Riskala Anchite abriram os trabalhos do evento que aconteceu na sede da APAE de Barra do Piraí no dia 12 de junho.
Sobre o tema:"inclusão, participação e desenvolvimento - um novo jeito de avançar" e tendo como base a Conveção sobre os direitos da pessoa com deficiência - ONU, o Plano de Ação da Década das pessoas com Deficiência - OEA, e a a Agenda Social de inclusão das pessoas com deficiência e controle social, que a Conferência foi dividida em três eixos: Saúde e reabilitação profissional, educação e trabalho, acessibilidade, que teve como palestrante os senhores Luís Claúdio Pereira (IBDD), João Carlos (IBDD) e Isais Dias (CUT/CONADE).Além da eleição dos 6 delegados que reprentarão o município na II Conferência Estadual, foram traçadas propostas de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficência em todas as esferas governamentais. Para abrilhantar a I Conferência Municipal o balé sobre cadeira de rodas ABADANÇA deu um show e no final acompanhado a um saboroso coquitel, o Grupo de pagode da APAE Os Maneiros encerrou as atividades.